Não se engane com gripes, nem resfriados. Embora sejam doenças comuns, em grupos de risco como idosos e crianças, podem trazer complicações. A gripe pode até levar uma pessoa com imunidade mais baixa à morte dizem especialistas. Idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas apresentam chances maiores de desenvolver complicações mais sérias, serem internadas e ate virem a padecer.
De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), a gripe é uma infecção auto-limitada, pois evolui para a cura completa com a reação do próprio organismo contra a ação do vírus. No entanto, pode causar doenças mais graves em idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas - como diabetes, câncer, doenças crônicas do coração, dos pulmões e dos rins -, pessoas imunodeprimidas, gestantes no segundo e terceiro meses de gravidez e recém-nascidos. Criança no colégio ainda não tem a orientação de proteger o rosto quando espirra, tosse em cima da outra?, diz Cateb, destacando que uma boa forma de evitar a propagação da virose é sempre proteger o rosto ao espirrar, manter as mãos sempre limpas e fugir de aglomerações. ?Evite ambientes cheios, fique mais ao ar livre, lave sempre mãos?, orienta.
O otorrinolaringologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fernando Praça, orienta os pais a lavar o nariz de crianças com muito soro. ?Existem várias marcas de soro bem puro, que vem com spray. No caso do idoso, também há necessidade de cuidados redobrados, pois a gripe pode complicar, causar pneumonia ou doença mais grave. ?No idoso é mais perigoso?, destaca.
0
Inscreva-se agora