Alimentar um idoso nem sempre é uma tarefa fácil.
Há uma significativa recusa alimentar na maior parte do tempo. Comem mínimas quantidades, preferem os doces a comida de sal, engasgam com frequência e não gostam de água...
É importante compreender o que se passa pois todos esses problemas vão muito além de "pirraça", implicância ou rejeição.
O idoso tende a perder a regulação neurológica da fome e da sede. Na maior parte do tempo se não ofertamos a comida e a bebida ele não pedirá.
As papilas gustativas também sofrem alteração com a idade. Comidas salgadas tendem a ter gosto amargo enquanto que as doces permanecem iguais. Por isso eles a preferem.
Os músculos da deglutição tornam-se mais flácidos e muitas vezes coordenar respiração e ingestão não é uma tarefa fácil. Os engasgos passam a ser mais comuns.
Diante disso algumas condutas simples podem ser tomadas visando amenizar e muito essas questões :
1 - Coloque pouca quantidade no prato. Assim eles não irão reclamar de muita comida e já recusar de cara.
2 - No caso de sopas e mingau, coloque em canecas. Da a impressão que o volume é menor.
3 - Se estiver engasgando opte por alimentos triturados ou batidos no líquidificador. O fato de ser pastosa nao diminui o valor nutritivo da dieta. Nunca dê comida seca como farofa, arroz e empada.
4 - Use garfo ou colher e coloque pouca quantidade. Quanto mais cheia a boca estiver mais difícil é para o idoso lidar com a mastigação, respiração e deglutição.
5 - Comidas frias são mais bem toleradas do que as quentes
6 - Vitaminas são ótimas opções quando o idoso se recusa a comer. Você pode trocar o leite por sorvete de creme que é bastante calórico. Se o paciente for diabético use o sorvete Mólico.
7 - Canudos são ótimas alternativas para o idoso que se engasga com a água. Ele não precisa esticar o pescoço e não ingere muito volume de uma única vez
É importante salientar que tendemos a achar que o idoso PRECISA comer bem! Só esquecemos que nosso comer bem é baseado na nossa rotina de trabalho, estresse e atividade física.
Nossos idosos tem um metabolismo muito baixo, gastam pouca caloria e assim não precisam de muitas para viver. Tente diminuir sua ansiedade por quantidade. Foco na qualidade!!!
E por fim , temos no mercado atual inúmeros suplementos para idosos. É importante ressaltar que apenas o médico e o nutricionista estão aptos a decidir o melhor para cada paciente pois consideramos muitos fatores como peso, idade, problemas renais, diabetes, hipertensão e escarras. Suplementos são ótimos quando bem indicados
Se o idoso está perdendo muito peso, pele muito fragilizada e com lesões procure imediatamente seu geriatra. Ele te dará orientações, fará encaminhamento para o nutricionista e para a fonoaudiologa se os engasgos persistirem. ..
Todos juntos em prol dos nossos meninos e meninas...
Por Dra Roberta França
Medicina Geriátrica
http://www.cantinhodageriatria.com.br/
2
Foi muito importante esses ensinamentos .Tenho meu pai com 87 anos que se recusa a comer alimentos salgados. come bem frutas, sucos, e suplemento alimentar sabor chocolate.
Como fazê-lo comer o alimento salgado? posso transformá-lo em sucos? Bater o arroz, feijão , carne ,legumes no liquidificador com uma fruta que ele goste? Obrigada
Adorei!!!! Esse artigo foi muito esclarecedor, estou vivenciando tudo isso agora com minha mãe e sei como é difícil montar um cardápio adequado.
Obrigada Dra Roberta França!
Boas dicas! : )
Inscreva-se agora