Os idosos são muito vulneráveis a doenças respiratórias, sua resistência e idade avançada fazem com que pequenas gripes, se tornem grandes problemas, com um período muito maior que em adultos para sarar.
A melhor forma é sempre evitar que o idoso seja contaminado, para evitar desgastes e possíveis evolução do estado de saúde.
Sobre o Corona Vírus
Os Corona vírus (CoV) são conhecidos desde os anos 1960, e causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Essas infecções por Corona vírus geralmente causam doenças respiratórias leves, muitos semelhantes a um simples resfriado. Todos nós somos infectados com os Corona vírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças menores de 5 anos mais propensas a se infectarem com ele.
Com o passar dos anos e mutações do vírus, alguns tipos podem causar síndromes respiratórias graves, como a SARS (síndrome respiratória aguda grave) em 2002, que se disseminou rapidamente para mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, infectando mais de 8.000 pessoas e causando entorno de 800 mortes, e somente foi controlada em 2003.
O vírus as vezes fica anos sem disseminar medo, em 2012, um novo tipo surgiu no Oriente Médio, é foi nomeado como MERS, nomeado Corona vírus associado à MERS (MERS-CoV).
Manifestações Clínicas
Os Corona vírus comuns podem causar infecções respiratórias leves a moderadas e de curta duração. E os sintomas podem envolver de uma simples coriza, a tosse, dor de garganta e febre branda. Dependendo da imunidade da infectado podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos, já o MERS-CoV, assim como o SARS-CoV, causam infecções mais graves e podem até matar.
Período de incubação do vírus
De 2 a 14 dias
Período de Transmissibilidade
Geralmente enquanto o infectado estiver apresentando os sintomas.
Forma de transmissão
Por contato próximo, através de contaminação de mucosas, como olhos, boca, nariz, através de mãos e outros objetos contaminados.
Respirar gotículas presentes no ar, como espirros. tocar em objetos contaminados e tocar mucosas
Modos de evitar o contágio
Não frequentar locais fechados com grandes números de pessoas.
Evitar o toque, beijos, utilizar máscaras para evitar que gotículas contaminem o local.
Lavar bem as mãos, sempre que sair de casa, pedir para visitantes lavar bem as mãos.
Utilizar álcool gel.
0
Inscreva-se agora